terça-feira, 11 de agosto de 2009

PEI - Um mal necessário!!!

Hoje quero escrever sobre um ensaio de caracterização de produto acabado da industria de revestimentos cerâmicos. Este pela falta de uma metodologia adequada se tornou uma regra na hora de especificar os mesmos. Você pode perguntar para a maioria dos lojistas, vendedores e arquitetos: o que você avalia no momento de especificar uma cerâmica para o chão? Fatalmente a resposta será o PEI.

PEI é uma sigla, porcelain enamel institute, é um dos ensaios utilizados para determinar uma especificação junto com o coeficiente de atrito, dureza ao risco e principalmente a percepção em relação as cores, texturas e relevos do produto. Sua classificação varia de 0 até V e o mercado assumiu que um produto PEI V é o melhor de todos, podendo ser utilizado em qualquer lugar.

Tome cuidado com esta regra, pois um produto branco e brilhante possui um PEI V mas não pode ser especificado para área de alto tráfego pelo seu baixo desempenho ao risco. Já um produto completamente preto e brilhante teria o PEI 0, entretanto ele poderia ser utilizado em locais além de banheiros. Não tenho a pretensão de esclarecer tecnicamente o que acontece neste post, mas quero chamar a atenção para algo que o mercado assumiu como verdade e que precisa ser reavaliado.

Quando você for especificar um produto cerâmico, pergunte ao lojista qual o Local de uso do produto e não o PEI. Para o consumidor é importante saber se o produto foi projetado para sala, cozinha ou área externa e não um conjunto de letras e números.

Nenhum comentário:

Postar um comentário